Foi ao completar um tutorial de HTML de um programa de edição - o HotDog - que comecei a interessar-me por Webdesign. Penso que terá sido por volta de 1999.

As primeiras páginas, alojadas em servidores como o extinto Geocities, eram somente devotadas a passatempos pessoais e sem grandes pretensões que não o aspecto apelativo das páginas e experimentar, sem grande critério, possibilidades de design e programação.

Mais tarde, durante a licenciatura de Publicidade e Marketing, tive algumas preciosas noções de design que, embora centradas no suporte papel e audiovisuais "clássicos", aguçaram-me a atenção para a exigência de adaptar o meio e a mensagem de acordo com as expectativas e necessidades do utilizador/ consumidor/ público-alvo.

No entanto, só nos finais de 2004 quando comecei a trabalhar para a Use.it, tive a oportunidade de explorar a minha curiosidade pelo webdesign a um nível profissional, e fui apresentada a um conceito que acabou por colmatar e unificar as noções de serviço ao utilizador que antes tinha dispersas: a Usabilidade.

Durante os meus anos na Use.it, trabalhei com empresas e organizações locais e internacionais de múltiplos sectores (bancário, automóvel, cultural, académico, médico, entretenimento...), ficando a conhecer melhor as especificidades, exigências e inevitáveis diferenças de tom da comunicação destes variados espaços.

Também na Use.it, tive a oportunidade de pôr em prática outros componentes da licenciatura, ao trabalhar na observação, assistência e elaboração de relatórios de focus groups na área de usabilidade online - um modo precioso de ver directamente a forma como um utilizador "funciona" -, assim como gestão de Google Ads e SEO.

Alice Lopes

Interface Designer e o que estiver para vir.